Oioi pessoal, tudo bem?
Hoje começamos um capítulo bacana aqui no blog, com a presença dessa primeira postagem. Elas serão quinzenais, então espero que seja de muita contribuição para quem chegar aqui. ;)
É sabido que pessoas são a base da organização. Sem elas não tem empresa. Sem empresa não tem negócios. Agora, quando falamos de pessoas e empresas falamos quase que obrigatoriamente de gestão. Sim, gestão de pessoas. Para manter a máquina funcionando a contento, um nível mínimo de organização é preciso. Então gerir pessoas entra aqui.
Mas não estamos falando de como liderar e motivar essa galera. Falamos da gestão mesmo, da administração e dos processos que são necessários dentro da área de Recursos Humanos, e que darão o ‘’tom’’ para fazer a gestão de pessoas funcionar em toda a organização.
Aqui na Vizya nós trabalhamos com um modelo de gestão de pessoas que é a Gestão Por Competências. Escolhemos trabalhar com esse modelo, pois é o mais atual e o que testadamente mais funciona, pois mapeia as competências técnicas e comportamentais, sem deixar de lado as competências da organização. Ela promove um alinhamento das competências pessoais e organizacionais trazendo sinergia para o negócio.
Um dado importante segundo uma pesquisa do G1: 89% dos problemas de retenção de colaboradores após a contratação se dá pela falta de uma avaliação de competências de forma assertiva.
Mas, então, o que é Gestão Por Competências?
Gestão de pessoas por competências significa gerir, administrar, organizar e padronizar todos os processos de gestão de pessoas com base em competências, ou seja, com base no conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes. Essa é a base da GPC, o CHA!
O CHA determina em cada cargo as competências técnicas e comportamentais necessárias para aquela função e assim determina o que é esperado de cada pessoa que desempenha aquele cargo. Também alinha as competências da organização, necessárias para o alcance dos resultados, com o mapeamento das competências dos cargos – a descrição de cargo.
Tendo as competências dos cargos e as competências da organização, criamos a sinergia perfeita dentro da gestão de pessoas para focar nos resultados do negócio, pois fica claro o que é necessário em termos de competências para o alcance dos resultados. Assim, com critério e mensuração de indicadores, prospectamos, fazemos a manutenção e o desenvolvimento das pessoas dentro da organização.
Agora, vou trazer de forma bem objetiva os benefícios das Gestão de Pessoas Por Competências para potencializar os resultados da organização:
- Padronização dos métodos de gestão
Todos os líderes recrutam, avaliam e lidam com as pessoas sob os mesmos critérios de forma padronizada e específica;
- Ferramentas mensuráveis
É possível medir os resultados com base em indicadores tornando as análises relacionadas as pessoas objetivas;
- Pessoa certa na função certa
Somente conhecimento técnico não torna a pessoa certa para aquela função. Avaliar as competências comportamentais com base em graus também é relevante e muito assertivo;
- Mais assertividade nos treinamentos
Com clareza de quais são as competências técnicas e comportamentais que cada cargo da empresa exige, é possível desenvolver e/ou buscar treinamentos estratégicos que desenvolvam nos colaboradores exatamente as competências que a organização precisa para potencializar resultados através das pessoas;
- Identifica as lacunas de habilidades no hoje para as que são necessárias futuramente para o crescimento
É possível identificar os pontos de lacuna nas habilidades dos colaboradores no momento presente e, de acordo com o plano de cargos e salários, criar um plano de desenvolvimento individual para desenvolver habilidades e atitudes (competências técnicas e comportamentais) que ele precisará ter para seu crescimento profissional dentro da organização;
- Garante a retenção das competências essenciais para o sucesso da organização
Através de um recrutamento por competências é possível selecionar certo e reter os colaboradores que têm as competências requeridas na descrição de cargos. Também através do mapeamento de competências, desenvolve-se talentos, retem-se competências e se potencializa resultados.
Resultados do negócio está diretamente ligado as pessoas da organização. E não só isso, é a sinergia entre a gestão dessas pessoas e as estratégias empresariais. Gerir por competências é traduzir aspectos subjetivos em objetivos, é alinhar estilos de liderança e avaliação de forma que sejam padronizados, claros e específicos. Tiramos muito da subjetividade e trazemos para a objetividade. Em termos de gestão de pessoas, com culturas, hábitos, pensamentos, estilos e sentimentos tão diferentes, é uma grande conquista.
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Um abraço e até a próxima edição!
Paola