Diagnóstico Organizacional é uma ferramenta de pesquisa que mapeia a percepção interna, ou seja, a percepção dos colaboradores em relação a pontos específicos. Ele mostra a posição atual da empresa para que, a partir do diagnóstico, seja possível traçar ações claras e objetivas para a melhoria contínua e crescimento sustentável do negócio. Em suma, é uma ferramenta que permite a empresa entender os maiores gaps que precisam ser trabalhados dentro da empresa e as prioridades.
Entretanto, para que o diagnóstico seja realmente efetivo, é necessário que o processo seja feito da forma certa e com a técnica correta, que é dividida em 7 etapas.
Vamos brevemente a elas:
ETAPA 1- Sensibilização
É importante sensibilizar e compartilhar com os funcionários que a participação deles é importante. O resultado só é eficiente quando a maioria da empresa responde com seriedade de fato.
ETAPA 2- Definição dos Fatores de Análise
A organização funciona de forma eficaz? Existe lacuna entre ‘’o que é’’ e ‘’o que deve ser’’? São esses pontos que Marvin Weisbord consegue avaliar em seu modelo das ‘Seis Caixas’. Muitas vezes lacunas se tornam enormes quando não identificadas e por isso é importante que gestores e líderes avaliem suas equipes e a organização em busca de possíveis oportunidades de melhoria. O modelo Six-Box oferece seis bons lugares para começar a procurar melhorias em qualquer negócio. Veja abaixo:
Weisbord argumentou que, para ser bem-sucedida, a organização deve funcionar efetivamente e ser internamente consistente em seis áreas principais:
1. Propósitos – A missão e os objetivos da organização.
2. Estrutura – A forma como o trabalho é organizado.
3. Relacionamentos – A forma como as pessoas interagem: interpessoais / entre áreas
4. Recompensas – Como as recompensas intrínsecas e extrínsecas estão ligadas ao trabalho.
5. Liderança – O tipo de liderança, e quão bem ele mantém os elementos empresariais alinhados.
6. Mecanismos de apoio – Planejamento, controle, orçamento e outros sistemas que ajudam a organização a alcançar seus objetivos.
ETAPA 3- Seleção das Perguntas
Weisbord sugeriu uma variedade de perguntas em cada área para ajudar as pessoas a utilizar o modelo corretamente. Na tabela abaixo, é possível verificar a tabulação das respostas referente a caixa ‘’Propósito’’, bem como as perguntas utilizadas. É dessa forma que organizamos as respostas coletadas e geramos os gráficos para entregar nosso relatório de diagnóstico aos clientes.
ETAPA 4- Parametrização
Nessa fase é importante que sejam definidos os parâmetros de respostas que os colaboradores darão. As opções devem ser interpretadas pela tabulação como manifestação de satisfação ou insatisfação. Na Vizya utilizamos uma escala de 0 a 10, conforme abaixo:
ETAPA 5 – Coleta das Respostas
Existem duas formas de aplicar a ferramenta de diagnóstico organizacional:
– Questionário
– Entrevista
Sugerimos o uso do questionário, que é o que utilizamos (exemplo acima), pois tem baixo custo, rapidez no levantamento das informações e objetividade. Nas entrevistas, o processo tende a ser mais moroso e dá margem para subjetividade. As entrevistas são mais indicadas para diagnóstico de cultura organizacional, por exemplo.
ETAPA 6 – Tabulação
Momento de tabular todas as respostas recebidas, de forma manual ou automatizada, e analisar ponto a ponto os resultados. É importante definir um ‘’ponto de corte’’, ou seja, qual será considerada a nota mínima para as variáveis alcançarem, de forma que não seja necessária a elaboração de um plano de ação.
ETAPA 7 – Plano de Ação
Após a realização do diagnóstico, são levantados os pontos de melhoria e são trazidas ações específicas para cada fator avaliado de forma a traçar o plano de ação.
Com essas 7 etapas é possível a elaboração de um bom diagnóstico organizacional e, com ele, traçar planos de ação e melhorias para a sustentabilidade do negócio, mas, mais do que isso, promover o crescimento embasado em informações e ações claras que levem a organização a patamares cada vez mais elevados mantendo sempre a gestão de pessoas em sintonia com os objetivos e estratégias do negócio.
>> Para você que chegou até aqui e deseja uma lista com perguntas dos seis fatores que utilizamos para nossos diagnósticos, mande uma mensagem pelo Linkedin que ficarei feliz em compartilhar com você. Clique nesse link aqui!