Olá pessoal! Como vocês estão? Espero que muito bem!
Hoje vamos conversar sobre Autoconhecimento Corporativo, o pilar base da metodologia que criamos após anos de atuação no desenvolvimento de pessoas e competências, e que agora levamos ao espaço corporativo.
Tenho certeza que logo após você entender mais sobre esse pilar, sua visão sobre autoconhecimento vai se expandir bastante e certamente fazer a diferença na Gestão de Pessoas da sua empresa!
Bora lá?!
Preciso contar para você que já atuei como Coach e Mentora. São duas ‘’funções’’ diferentes, pois abordam o desenvolvimento pessoal de maneiras diferentes.
No Coaching, que é um processo de evolução, sabemos que o Coach é o técnico, aquele que levanta os pontos que precisam de desenvolvimento e treinamento para que o Coachee, o ‘’treinado ou aprendiz’’ se torne mais evoluído, ou seja, que haja desenvolvimento e lapidação dos seus conhecimentos, habilidades e atitudes – o CHA.
No Coaching entendemos também que o estado atual é importante, ou seja, saber onde se está, o ponto A, é determinante para o sucesso do processo. Mas além disso, temos outra informação importante a ser levantada: saber qual o caminho a seguir, os passos a serem dados, o método a ser empregado para que se alcance o ponto B (aquilo que desejamos), é extremamente relevante. Existe um método para tudo, um processo com passos a serem dados, e no desenvolvimento pessoal ou organizacional não é diferente.
Com o Coaching, então, aprendi sobre clareza, sobre saber onde estou, para onde vou, como vou e quais as minhas debilidades e incompetências para que eu possa desenvolver, aperfeiçoar e alcançar meu ponto B. Fiz isso um bom tempo, com Coachees e comigo mesma. Comigo ainda faço! rsrsrs
Já nas mentorias, o processo é um pouco diferente. Já trilhamos determinado caminho, sabemos como fazer e chegar a determinado patamar e ajudamos os mentorados a fazer o mesmo, afinal o caminho já foi desbravado, as pedras removidas e o caminho está mais limpo para ser seguido por quem vem atrás. É um pouco diferente em termos de algumas abordagens, mas em essência, o autoconhecimento é ponto chave para, junto ao método correto, organizar a situação atual e partir para o objetivo.
E porque estou contando isso aqui? Porque entendi que essa clareza, ou seja, saber o momento atual, a situação presente, ter um diagnóstico do cenário presente é fator chave para mudanças e transformações significativas. Chamo isso de Autoconhecimento.
Como hoje minha atuação é corporativa através da consultoria, trouxe essa linha para meu trabalho. Continuo acreditando no autoconhecimento como fator chave de mudança e dentro das organizações eu chamo a isso de Autoconhecimento Corporativo.
Autoconhecimento Corporativo
As empresas também precisam saber onde estão, qual seu ponto A, obter seu diagnóstico para, então, promover seus processos de desenvolvimento e lapidação de competências e se posicionar mais preparada para onde ir. A clareza das competências dessa organização e uma visão clara dos seus valores, princípios, missão e visão dão o tom cultural para que o fit aconteça com todos aqueles que, assertivamente, são selecionados para fazerem parte desse grande time. Será DNA corporativo em sintonia com o DNA das pessoas.
Dentro do Autoconhecimento Corporativo, (termo que ainda vou registrar! kkkk), a empresa se obriga a levantar gaps que precisarão ser corrigidos. Para isso usamos a ferramenta de Diagnóstico Organizacional, onde através do Six Box, temos uma visão panorâmica da organização.
Logo após, precisaremos fazer a Identidade Organizacional, se essa empresa ainda não tiver, e também o Mapeamento das Competências, tanto comportamentais quanto organizacionais. É um processo interessante e profundo de autoconhecimento, onde ela, a empresa, vai se olhar por dentro e em profundidade, trazendo uma clareza sustentável daquilo que ela é e está sendo.
Então, entenda que autoconhecimento determina a realidade da sua empresa hoje. Se você enquanto empresa não tem um diagnóstico que norteia suas ações e não tem claro as competências que definem o seu DNA, como o time de colaboradores vai sentir que faz parte desse todo?
Não há ações de motivação que gerem o engajamento necessário para a sustentabilidade e, por isso, tantas empresas estão com índices gigantes de rotatividade e errando muito na seleção, porque esse RH, enquanto representante da empresa, nem sabe com clareza quem deve contratar que tenha o fit adequado com a organização.
Metodologia
Nesse tocante, temos os outros pilares da nossa metodologia que vem logo após o Autoconhecimento Corporativo: Pessoas, Relacionamentos Positivos e Pertencimento. Nesse momento, não vou falar deles, mas saiba que também são bem importantes dentro da sustentabilidade da Gestão de Pessoas. Fique comigo e me siga, que vou falar bastante sobre eles e você vai perceber o impacto positivo que isso pode trazer na Gestão de Pessoas da sua empresa!
Portanto, finalizo com a conclusão que quero que você chegue de forma consciente.
Grandes empresas já foram pequenas e o fato delas serem grandes não significa que são sustentáveis em sua gestão de pessoas. Muitas vezes, a homogeneidade e fit cultural se perde justamente por falta de DNA corporativo advindo do Autoconhecimento Corporativo. Quero dizer com essa fala que pequenas e médias empresas têm na mão a partir de agora um conhecimento valioso que pode fazer diferença no jogo interno de pessoas, porque conhecer a si mesmo é como conhecer o outro. No meio empresarial, isso significa que conhecer o seu DNA, suas competências, sua cultura e seu ponto atual é conhecer suas pessoas em uma outra escala e, com isso, ter a oportunidade de fazer a diferença na vida delas através das ferramentas e do método correto para alinhamento de todas as necessidades e valores. É ter uma marca empregadora forte, uma presença firme e alinhada com aqueles que estão e com os que serão recebidos a fazer parte dentro de processos assertivos de seleção.
Fez sentido para você o que eu trouxe sobre Autoconhecimento Corporativo? Peço que compartilhe com sua rede e deixe seu comentário, que quero ouvir sua opinião. 😉
>> Para você que chegou até aqui e deseja saber mais sobre como fazer o Autoconhecimento Corporativo na sua empresa, mande mensagem pelo Linkedin que ficarei feliz em conversar com você. Clique nesse link aqui!
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